Monday, April 6, 2009

6 Libras

Nunca falharei.
Olha para mim, e vê o pouco que está sempre presente. Aquela parte que nunca vemos mas na verdade sabemos que está lá, não é visível, é oxigénio. Apenas não penses em mim como um grande, faz-me esse favor e não me enalteças. Não me exponhas.
Não quero que tenham grandes expectativas de mim. Apenas que saibam que não falharei.
Não vejas em mim o todo, não me apertes como uma nota de 100€. Essas, são as que mais escasseiam em tempo de crise e eu não gosto de me sentir apertado, não quero ser pressionado, fico sufocado.
Olha para mim agora, outra vez. Vê um banco. Só de notas de cinco. Vá, e de dez também. Aquelas que sabemos que por mais pobres, mais miseráveis que estejamos acabam sempre por aparecer, e mesmo que não apareçam podemos sempre pedi-las, solicita-las, sabendo que no fundo não temos de as devolver.
Não olhes agora, pensa. Mete a mão no bolso. No outro. No bolsinho pequeno do lado direito. Vai bem ao fundo. Eu sou esses trocos que tens aí sem qualquer valor, mas estão sempre contigo. Quando já só tens a ultima moeda para tomar café e mesmo assim tens direito a troco. Aquele pouco a que recorres quando estas vazio. Aquele que se procurares em casa, vais sempre encontrar numa estante ou debaixo da cama. Com pó. No carro ou até mesmo atrás do sofá. Eu estou sempre lá. E o pouco que sou, sabes que é teu e podes gasta-lo até ao fim. No fundo, pode não ser de grande valor, mas desenrasca. Lá bem no fundo.
Agora pega neste texto e faz o mesmo com ele. Guarda-o num canto do teu pensamento e volta a lê-lo já tiverem caído muitas folhas. E muitos cabelos também. Pelo que depender de mim, espero ao juntar todos os trocos te sintas milionário.
Não, este não é para ti. É para todos vós, e assim digo algo que nem o álcool tira da minha voz.

1 comment:

  1. Nao tenho culpa de me apaixonar... nao sou eu quem manda, é o meu coraçao.. eu sei perfeitamente que a minha vida é deprimente e eu sou deprimente.. mas nao posso fazer nada, nao tenho culpa que o mundo em que vivo nao entenda nada.. seja tudo preconceituoso...

    controlas os teus sentimentos? decides que te vais apaixonar por alguem?

    claro que nao.. por favor!

    ReplyDelete